Sobre Cinema 3D e uma rápida (e sem spoilers) resenha de The Amazing Spider Man

 http://i.imgur.com/gVqE7.jpg

Eu nunca gostei muito de assistir a filmes em 3D. Antes de tomar conta dos cinemas, a "tecnologia tridimensional" prometia revolucionar a maneira como assistimos filmes. E revolucionou mesmo: Até então, TODA vez que terminava uma sessão 3D, eu saia do cinema com uma puta dor nos olhos.

Pois bem, ontem eu fui na estréia de The Amazing Spider Man (O Espetacular Homem-Aranha, no Brasil) com os meus amigos. Falarei sobre o filme mais tarde. Agora o foco é o cinema que fomos, o IMAX. Acredite,  a estilização em maiúsculas no título não é a toa, A TELA DO BAGULHO É COLOSSAL!  Só pra ter uma ideia:

http://i.imgur.com/2gse4.jpg
Tá vendo aquele quadradinho preto ali no canto inferior esquerdo? Então, ele corresponde a um monitor de 24 polegadas (que é o caso do meu). Já a parte verde... é a "telinha" do IMAX.

Daí o uso do "até então" ná última frase do primeiro parágrafo. O 3D do IMAX não incomoda a vista. Não entendo completamente como as projeções de efeitos de profundidade funcionam, mas aquela tela consegue, ao preencher todo o seu campo de visão, fazer com que o 3D funcione de um jeito agradável para quem assiste. Isso tudo além de imergir o espectador, pois as poucas cenas em primeira pessoa do Homem-Aranha me deram, por um instante, a incrível sensação de estar "passeando" entre os prédios de Nova Iorque.

Agora vamos falar sobre o filme.

O Homem-Aranha é um dos meus heróis favoritos dos quadrinhos. Quando eu soube que iam "rebootar" a saga do atirador de teias, confesso que não fiquei super animado com a ideia. O meu interesse só foi aumentando com o tempo, após trailers cada vez mais tentadores e pelo inevitável fato de eu ser um Marvelfag assumido. No começo, eu achava que o novo Peter Parker tinha cara de ator de Malhação e tinha na minha cabeça que não seria legal rever uma história que eu, praticamente, já sabia de cor. Hoje eu me arrependo só de ter pensado nisso.

 Acontece que Andrew Garfield é o Peter Parker perfeito.  Nota-se durante o filme que o rapaz é, acima de tudo, um grande fã do personagem que está interpretando. Dizem até que ele se emocionou, a ponto de chorar, assim que vestiu o uniforme do herói pela primeira vez. Quem sabe, foi toda essa paixão que contribuiu para que nos gostássemos tanto desse novo Peter Parker. Desde o início somos capazes de nos identificar com o protagonista e acompanhar com atenção todos as conquistas e problemas vividos por ele. Quando o personagem está próximo a Gwen Stacy, por exemplo, torcemos para que o romance dê certo.

http://i.imgur.com/V7XD4.jpg
Calma, Tobey. Não foi fácil tirar a sua imagem de Peter Parker da cabeça...

O que também conquista o espectador é a relação entre Peter e seus tios. Grande parte do público já sabe o destino de Tio Ben e, mesmo assim, se emociona novamente. Aliás, esse Tio Ben ficou muito mais carismático, o que torna a sua perda ainda mais comovente. Outra cena bastante marcante, foi aquela envolvendo uma criança... Opa! Prometi não dar nenhum spoiler, portanto, não direi mais do que isso.

 Além do elenco impecável — incluindo a gracinha da Emma Stone, que antes eu achava overrated, agora é uma das minhas atrizes prediletas —, o ponto forte de The Amazing Spider Man é a diversão. Nós demos boas risadas durante cenas como as em que Peter está descobrindo os seus poderes e, especialmente, na cena em que o Todo Poderoso Stan Lee faz sua já "obrigatória" e característica aparição. Temos também um Lagarto diferente do que conhecemos, porém, pelo menos para mim, um vilão maior (bem maior) e mais assustador.

 Essa resenha tá ficando maior do que o imaginado. Portanto, bora concluir essa joça logo!

 The Amazing Spider Man é ótimo.  O reboot veio para substituir de vez a trilogia mediana que foi o Spider Man de Sam Raimi. O filme possui tudo o que um bom blockbuster de verão precisa. É um filme para todas as idades, capaz de agradar tanto novos fãs quanto quem já acompanhava as histórias em quadrinhos. O enredo é simples e balanceado, percebe-se alguns clichês e fórmulas (como as contagens regressivas ou bombas-relógio, que por mais manjadas que sejam, ainda fazem o público torcer com anseio pelo êxito do bem), o que é aceitável para um filme de Super-Herói — nem tão super, pois o diferencial do Aranha sempre foi compartilhar as mesmas inseguranças, defeitos e problemas que nós, seres humanos comuns, compartilhamos.

 Agora o jeito é esperar por uma continuação, porque as pontas já foram soltas durante o filme. E já é quase certa a participação desse Espetacular (sacou?) Homem-Aranha na sequência d'Os Vingadores!

Quanto a nota: Um 8 bem merecido!

8 comentários:

  1. A qualidade do IMAX é muito boa pra caramba demais (porque é muito mesmo haha)! E o som então? Quando fazia barulho do nada eu levava cada susto! 
     Concordo com a parte de se surpreender com o filme :D 
     E só queria acrescentar aqui um pequeno comentário sobre a bunda do spider man, que por sua vez era muito bonita! (sério) 

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei constrangido depois por ter reparado tanto naquela bunda balançando em 3D haha

    ResponderExcluir
  3. Quando eu li sobre um suposto reboot do Spidey, com um Peter Parker piadista assim como o dos quadrinhos, eu instantaneamente botei muita fé nesse filme. Eu já tinha gostado bastante da trilogia de 2002 que infelizmente fechou com aquele Spider-man 3. 

    Saí do cinema com um sorrisão, ainda mais por terem sido 2 horas e meia de puro filmaço. Sua resenha basicamente resumiu o que achei do filme. 

    Agora mal posso esperar pela continuação. (com o Duende Verde como vilão :D)

    ResponderExcluir
  4. Sbow de bola, pena que aqui no RJ não temos muitas opções de IMAX tem um na Barra mas não me pareceu muito bom, acho que não valeria a pena pagar a passagem pra la e ainda o caro ingresso, fico com o 3D convencional mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso eu optaria por uma sessão normal, sem 3D. O 3D desse filme é bem discreto, se vc quiser economizar dinheiro, melhor deixar o convencional!

    ResponderExcluir
  6. Se o vilão for mesmo o Duende Verde, o segundo filme vai ser ainda melhor que o primeiro! Quem conhece a história do Aranha sabe que a combinação Duende Verde + Gwen Stacy resulta num acontecimento marcante na vida do herói!

    ResponderExcluir
  7. Caro Gus, bom dia! Estou escrevendo um livro sobre cosmologia e pensei neste título (O fim do Infinito). Pesquisando no Google, encontrei seu blog. Você se oporia a usar este título? Posso lhe enviar os 3 primeiros capítulos, que já estão prontos, para você conhecer o "espírito da coisa". Se quiser, é só me enviar o endereço eletrônico. Um abraço! ricardodeotti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,
    Enviei a resposta por email! Quando possível, dê uma olhadinha!
    abs

    ResponderExcluir

 
O Fim do Infinito © 2012 | Theme Credits: LogosDatabase, Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes | Customized by Gustavo Kondo