Passeio em Osaka e Show do Incubus!

 Meu ano começou muito bem. Há um mês e alguns dias atrás, matei aula, visitei a segunda cidade mais legal do Japão e ainda fui ver minha banda favorita ao vivo. E tudo isso aconteceu num só dia: 25 de Janeiro de 2012.

Essa montagem ficou bizarra...

 Já vou deixar avisado aqui que esse texto vai ficar longo. Se você quiser continuar lendo sobre um dos dias mais marcantes na vida desse rapaz a quem vos escreve, fique a vontade! Se não, pode voltar a compartilhar fotos de bebês com câncer e cachorros mutilados no seu Facebook.

 Bom, tudo começou ano passado. Lá estava eu dando uma olhada no site oficial do Incubus quando descubro que eles vão passar pelo Japão durante a turnê de If Not Now, When? (álbum mais recente da banda). "EU VOU NESSA PORRA!" foi o que o meu cérebro me disse quando li a notícia. No entanto, eles só iriam se apresentar em dois lugares: Tokyo e Osaka. Como eu moro em Gifu, Tokyo fica a uns 350km e Osaka a quase 200km de distância da minha casa. Lembrando que eu não tenho carro - nem idade pra dirigir - e que dia 25 ia cair bem no meio da semana, tais obstáculos poderiam, facilmente, fazer com que eu desistisse de ir ao concerto dos talentosos músicos californianos. Só que a minha paixão incondicional por Incubus (pretendo até escrever outros textos dedicados totalmente a banda) falou mais alto!


Tá longe de ser o melhor álbum, mas é bacaninha

 Alguns meses se passaram, tivemos a passagem de 2011 pra 2012 e a ansiedade só crescia. Até que o grande dia chegou! Terça-feira (dia 24) fui pra escola e na quarta as 4:00 da manhã, eu e minha mãezinha já estávamos acordando pra pegar trem. Chegamos em Osaka umas 9:30. Como era bem cedo e não tinha quase nenhuma loja aberta, decidimos então visitar o Castelo de Osaka.

Eu estava me sentindo um personagem de Dinasty Warriors

 Depois de um longo passeio, muitas fotos e até uma rápida visita ao museu que fica dentro do próprio castelo, fomos almoçar. Aqui vai uma dica valiosa pra quem mora ou pretende visitar o Japão: O "Konomyaki" (dá um search aí no Google) de Osaka é, provavelmente, a comida mais gostosa desse país. Depois de encher a pança, era hora de fazer check-in no albergue (Bonsai Guet House: Recomendo fortemente), dar uma descansada, tomar um banho e arrumar as coisas pra noite tão esperada.

Ansiedade? não conheço essa palavra

 Por sorte (você vai entender mais pra frente) eu havia falado pra minha mãe que queria chegar bem cedo lá no Namba Hatch (local do concerto). Deixamos o albergue as 18:30, e as 19:30 já estávamos na frente do Hatch. A entrada estava vazia e eu achei estranho. Entregamos os tickets e já dava pra escutar o finalzinho da música "Adolescents". Ai eu pensei: "legal, eles devem estar passando o som", mas não era isso... Subi as escadas e vi que o show já havia começado :(

NOOOOOOOOOOO!

 Graças as sábias palavras de minha mãe, ao invés de deixar a tristeza tomar conta de mim, eu prometi a mim mesmo que iria aproveitar ao máximo o show e fui passando na frente dos japoneses até ficar bem pertinho do palco. E lá estavam todos eles: Brandon, Mike, Kilmore, Jose e Ben, poucos metros a minha frente! Só de escutar a introzinha de "Consequence", dei um grito eufórico que assustou metade da galera que estava ao meu redor e cantei a música do início ao fim.

 Bastou o riffzinho inicial de "A Crow Left Of The Murder" (que é do album homônimo, estampado na minha camiseta) pra animar totalmente o publico. Apesar dos japoneses serem meio paradões e só abrirem a boca na parte do "It all! It all!" deu pra sentir que eu estava cercado de fãs.

Foto linda! P.S: não foi eu quem tirou

 A setlist estava próxima da perfeição. A banda tem 7 álbums de estúdio - só que o primeiro deles (Fungus Amongus) é tão ruim que o próprio Incubus tenta esquecer que ele existe - e uma compilação de b-sides, portanto, não deve ser fácil agradar os fãs mais exigentes e, ao mesmo tempo, fazer jus ao nome do tour. No entanto, eles conseguiram fazer uma ótima seleção entre as músicas mais antigas e as mais novas! Tivemos o privilégio de pular e cantar ao som de "Circles", "Anna Molly", "Nice to Know You", "Love Hurts", "Glass" (eu enlouqueço só de escutar o comecinho dessa), entre outras. E ainda ainda fomos surpreendidos com "Look Alive", que, por não estar presente em nenhum álbum de estúdio, tinha pouquíssimas chances de ser tocada ao vivo. Eu, particularmente, achei desnecessário "A Kiss to Send Us Off" fazer parte da setlist. "Dig" (single do mesmo álbum) cairia bem melhor! Mas o pior mesmo foi saber que tocaram "Echo" em Tokyo e não decidiram fazer o mesmo em Osaka. Contudo, fomos compensadas com os lindos Jams que antecediam algumas músicas! Era comum ver Brandon deixando o microfone de lado pra tocar tambores, Mike abusando dos pedais e o DJ Kilmore dando show com suas turntables.

Fotos roubadas do site oficial hehe

 Durante um desses jams, nós observávamos admirados, até que, poucos segundos depois, foi possível reconhecer os primeiros acordes de "Are You In?". Nós enlouquecemos! Sendo essa uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos, obviamente, não pude conter a emoção. Um clima muito agradável fora criado, parecia que o meu corpo flutuava. Sei lá, ao mesmo tempo em que algumas gotas de lágrimas escorriam pelas minhas bochechas, uma vontade enorme de dançar tomou conta de mim. Os efeitos das luzes, a impecabilidade característica da banda, a voz extrememante primorosa e serena de Brandon Boyd... todos esses elementos combinados resultaram em um dos melhores instantes da minha vida. E tem mais: a banda ainda encaixou um pedaço de "Riders On The Storm" do The Doors no meio de "Are You In?"! A "mesclagem" ficou incrivelmente graciosa, eu nunca imaginei que essas músicas combinariam tanto!
Obs: eu consegui filmar um pouco - igual a um macaco bebâdo, mas filmei -  dessa parte! Aqui ó:


 "Drive", como esperado, foi empolgante. Mike preferiu usar a guitarra e Ben, deixou o baixo de lado, sentou-se e pegou um violão. No último refrão, as luzes foram acessas, Brandon esticou o braço e nos ofereceu o microfone. A banda parou de tocar. E nós, emocionados e de mãos ao alto, repetíamos com ardor e em forma de coro: "Whatever tomorrow brings, I'll be there, with open arms and open eyes". Nunca me senti tão vivo! :'D

 "Wish You Were Here" também foi bastante especial. O famoso refrão, por ser bem fácil (porém significativo), fez com que outro incrível coro se formasse, criando, novamente, aquela sensação agradável. Me emocionei mais uma vez. Assim que a música acabou, a banda se despediu e saiu do palco. Eu, já sem voz, nem sei de onde tirei forças pra gritar junto aos outros fãs que também clamavam por um encore! E, após algum tempo, eles apareceram! Voltaram com "Zee Deveel" (outra grande surpresa) e fecharam a noite com chave de ouro: tocando A "Certain Shade of Green", com as luzes do palco todas em tons verdes (por causa do green, entendeu?)!

"INCUBUS! INCUBUS! INCUBUS!"

 Só de pensar que tive a oportunidade de apreciar um concerto de músicos tão extraordinários, sinto vontade de voltar no tempo e reviver aquela noite! Não é a toa que eles sao considerados os icones do alt rock atual. Cada um dos integrantes do Incubus é um show a parte. Especialmente Brandon Boyd que, em meio a danças, brincadeiras e demonstrações de simpatia e amor para com os fãs a todo o momento, consegue manter sua magnífica voz intacta, variando entre serenidade e gritos expressivos. Brandon, além de ser um admirável cantor, compositor, escritor, artista e filantropo, é um homem de palavra. Explicarei: Em um dos intervalos (não me lembro exatamente qual) entre as músicas, enquanto os fãs japoneses gritavam coisas incompreensíveis em inglês, soltei um "Hey Brandon!" sem ter esperança de que ele iria me escutar. E pra minha surpresa, ele respondeu! Daí a gente começou a conversar! Foi mais ou menos assim:

     -Brandon, follow me on twitter!
     -You want me to follow you on twitter?

 Caramba! Eram mais de mil pessoas olhando para mim e rindo! Respirei fundo e respondi:

     -Yes! please!
     -Alright!
     -Promise?
     -Yeah! Tweet me some good stuff!
     -"Gustavo Kondo" is my name!
     -Gustavo What? COMBO?

 Mais gargalhadas dessa vez, incluindo as minhas!

 Eu me lembro do Summer Sonic (festival de música japonês) do ano passado, no show do Strokes, gritei "I Love you Guys!" e Julian Casablancas respondeu "Yeaaah!". Se apenas isso já foi o suficiente pra me deixar todo feliz, imaginem a minha sensação quando o meu ídolo conversou comigo, prometeu que ia me seguir no Twitter e ainda tirou sarro com o meu sobrenome!

 No fim da noite, veio aquela terrível sensação pós-show. Não sei se isso acontece só comigo, mas eu sempre fico meio chateado e triste quando um ótimo concerto acaba e também puto por não existir algo como uma máquina do tempo. E dessa vez foi bem pior, eu fiquei MUITO mal. Parecia que não tinha acontecido de tão bom que foi! Sem contar que eu fiquei pensando se Brandon iria cumprir a promessa. Até que, uma semana depois (no dia 3 de fevereiro), @mybrandonboyd aproveitou um de seus raros tempos livres pra responder os fãs no Twitter e olhem aí no que deu:

holy... shit.

 PUTA MERDA! Eu quase explodi de tanta felicidade! Até hoje, de vez em quando, eu dou uma olhadinha nos meus followers pra ter certeza de que isso aconteceu de verdade. O BRANDON BOYD TÁ ME SEGUINDO NO TWITTER, cara. Sem mais comentários.

 Quanto ao meu atraso, uma parte da culpa fica com os administradores do IncubusHQ, que colocaram 21:00 como horário de início (que na verdade era às 18:00). Isso é quase que imperdoável! E a outra metade fica comigo mesmo por não ter checado os horários impressos no ingresso. Que droga! Eu sempre me imaginei cantando os versos de "Pardon Me" ao vivo, e quando tive minha oportunidade, eu chego atrasado... Peraê! Por que eu tô reclamando, né? aconteceu tanta coisa boa que isso é o de menos!

Isso aê tá pendurado aqui na parede do meu quarto. Nunca esquecerei desse dia!

 Finalizando: Numa escala de 0 a 10 eu dou nota 11 pra noite em geral, desde a iluminação e ambiente até a performance da banda. Até quem não é fã ou só conhece as músicas mais famosas iria amar a apresentação! Como eu já disse antes, o grupo todo é impecável. Dá pra sentir que eles estão ali não apenas pelo dinheiro - diferente da maioria das bandas de hoje em dia - mas, principalmente, pela paixão em fazer música (estão sempre sorrindo e dançando) e pelo compromisso com os fãs (eu que o diga). Até então, minha experiência em relação a concertos era limitada a festivais, portanto, fico feliz por minha primeira vez num show "de verdade" ter sido justamente com essa banda maravilhosa. Dessa forma, o meu amor por Incubus só tende a aumentar! Ah, e Osaka é um ótimo lugar pra passear!

 Agora, se me dão licença, vou dar uma conferida nos meus followers do twitter, porque eu ainda não acredito que o Brandon tá me seguindo.

12 comentários:

  1. Sem palavras!!! *__* Só um fã de verdade sabe o que é sentir toda essa adrenalina ao ver os artistas de perto. Eu chorei em várias músicas..Me lembro como se fosse ontem! E o momento em que você falou com ele, foi o mais divertido! ^.^ Quando escutei o "Gustavo Kondo" imaginei algum gringo, tinham muitos por lá! ^^ Memorizei e assim que saí do Namba procurei no twitter. Juro que me assustei quando li o perfil em português! ^^ Vi pouquíssimos brasileiros.
    Outro ponto interessante foi você ter dito que assim que o show terminou, foi um sentimento ruim, de como se não tivesse acontecido tudo aquilo. Sentí a mesma coisa. Entrei no trem de volta pra casa, e a primeira coisa que fiz foi mandar e mail prum amigo dizendo isso. Uma vontade de chorar tão forte que chega doía! Foi emoção demais, e parece que a ficha só caiu horas depois. Quando passou a adrenalina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a minha ficha que era anti-gravidade, pois não caia nunca (nossa, que piada ruim)? Ela caiu um pouco quando eu recebi mention sua! lembro até hoje! *-* foi muito foda, eu lembro que eu tava jantando com a minha mãe e falando pra ela que tudo o que aconteceu parecia um sonho... aí escuto o barulinho do twitter no iphone e vejo vc falando que me achou! FIQUEI MUITO FELIZ! Era tipo uma "testemunha" a meu favor (eu sabia que ia ter gente que não ia acreditar quando eu contasse)! haha

      Excluir
    2. Olha que coincidência: eu falei que minha ficha era anti-gravidade e o Incubus tem uma música (muito foda por sinal) chamada "Anti-gravity"... TENSO.

      Excluir
  2. Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida, e tenho certeza que pra você também foi! Parabéns pela coragem :) Muito legal mesmo!
    Nos vemos no próximo show!! Yeahhhh!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Será um prazer! Meu último show aqui no Japão provavelmente será no Summer Sonic (mesmo com aquele lineup fraquinho) desse ano... espero te ver lá!

      Excluir
  3. Texto foda, Gus!
    Continue escrevendo sobre suas peripécias :D
    Deu até pra ter uma ideia de como foi que você se sentiu (e você deve ter se lembrado do quanto foi incrível enquanto estava escrevendo o texto).
    E é isso mesmo, música boa a gente consegue até sentir! (Ou perder a gravidade no teu caso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      E eu ainda acho que não consegui descrever totalmente o que senti! Mas fico feliz que você teve uma pequena "amostra" de como foi só por ler o texto!
      haha muito boa essa frase, "música boa é música que dá pra sentir" [+1]. Acrescentando: acho que não importa se é Justin Bieber, Lady Gaga ou Michel Teló, se a pessoa se sente bem escutando, a música é boa pra ela! Obs: mas pra mim continua sendo horrível...
      Obrigado mais uma vez pelo comment, Tay!
      Bjs

      Excluir
  4. Nossa, muito bom o seu texto a respeito da sua viagem, banda favorita, do show. O blog é bem para isso mesmo, cada um escreve sobre seus interesses e repassam suas emoções aos leitores, e foi isso o que você passou, transmitiu algo que você sentiu, toda aquela 'adrenalina' que deve dar num show, e olha, me fez pensar mais em ir a um show esse ano. Realmente deve ser muito 10 ver sua banda, artista favorito num palco e cantar junto. Isso serve até quando eu vou ao cinema. Hehe.
    Mas Parabéns pelo texto. A sincronia em que você descreveu seu tempo de sua viagem ficou ótima, do começo ao fim. Continue assim. O mundo precisa de gente que gosta de ler e escrever como tu, repassando informações ou emoções, em que cada um (ambos) aprenderá algo a mais. 'Flw' e forte abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muito obrigado!
      Sim, é uma sensação única! Você tem que ir no show de uma banda ou artista que vc curte, pelo menos uma vez na vida! Vai ser inesquecível, te garanto :D
      Gostei muito dos seu comentários, espero te ver aqui nos meus próximos textos!
      Abração!

      Excluir
  5. Ah! Mais uma coisa: gosto dos seus textos porque vc escreve como se estivesse interagindo com os leitores e opina muito bem. Dá o parecer que estou falando com vc, ou melhor, vc está falando de tudo o que ocorreu comigo. É isso aí!!!

    ResponderExcluir
  6. Apesar desse texto não ter intençao de rir,eu ri em varias partes,principalmente no momento em que vc coloca a foto do homer,pelas palavras que vc usa dá pra ver que aquela foi a sua reaçao,pelo menos passa a sensação,No começo tambem,com os "bebes com cancer e cachorros multilados"

    e agora hein Gus,eu zuei teu sobrenome do mesmo modo que o seu idolo zuou,agora será seu "novo" sobrenome!!!

    Vc citou que seria um texto enorme,fui lendo e nem percebi,parecia que vc estava conversando comigo e eu rindo aqui que nem besta na frente do pc.

    ps:eu não copiei e colei do twitter porque,apesar de gordo,nao tenho preguiça na hora de elogiar a obra-prima de um amigo!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou, bro! Fico feliz por vc ter dado risada! A intenção foi um pouco essa mesma xD
    Então, na hora eu lembrei que vc me zuava do mesmo jeito! foi muito foda cara, eu queria que vc tivesse aqui pra te contar como foi dentro do busão, indo pra escola! hahahaha

    "Vc citou que seria um texto enorme,fui lendo e nem percebi,parecia que vc estava conversando comigo e eu rindo aqui que nem besta na frente do pc."
    Curti muito essa parte, mano. Mó tristeza deu agora, puta saudade de vc seu gordo! :(

    Abraço!

    ResponderExcluir

 
O Fim do Infinito © 2012 | Theme Credits: LogosDatabase, Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes | Customized by Gustavo Kondo